Desenvolvimento da Visão

infantil-desenvolvimento-da-visao

Do recém-nascido ao adulto

A visão dos humanos se aprimora na percepção de cores, contraste e brilho à medida em que os neurônios da retina e suas conexões com o cérebro se estabelecem e se desenvolvem.

A capacidade de enxergar com nitidez depende de um “aprendizado” correto por parte dos olhos e da porção do cérebro responsável pela visão. Para esse aprendizado é necessário que uma imagem correta seja captada pelos olhos e trafegue até o córtex por células integras e normais, possibilitando que a imagem possa ser decifrada e entendida no cérebro.

Se todo o aparelho visual estiver saudável e funcionando, seu uso ira continuamente provocar o crescimento e desenvolvimento das células envolvidas, tornando a visão cada vez mais nítida. Os primeiros seis meses de vida são os mais críticos para esse aprendizado, embora essa capacidade seja grande até por volta dos 7 ou 8 anos de idade e em alguns casos ate mais.

Durante o primeiro mês de vida a criança não percebe bem as cores e sua visão é fora de foco, formando vultos acinzentados como imagens. Ela percebe melhor imagens grandes e próximas (como quando alguém se aproxima do seu rosto) e têm grande interesse pela luz, seguindo-a com os olhos ou cabeça.

Gradativamente a criança vai percebendo melhor o contraste e as cores e antes de três meses as cores já são bem mais perceptíveis e as formas mais finas já são percebidas. Aumenta o interesse por objetos coloridos e já reconhece rostos familiares quando próximos. A crianca tende a imitar a boca aberta, a língua para fora e outras caretas expressivas de um rosto bem próximo, mostrando enxergar o contorno da boca e olhos.

Aos seis meses de idade a criança já percebe as imagens com definição e contrastes apenas pouco menores que aqueles de adulto, porem seu alcance é bem menor, e seu interesse se limita ao seu redor bem próximo.

Apenas por volta dos seis anos de idade a maturação visual se completa e podemos dizer que a visão da criança se iguala a do adulto.