Dor de Cabeça e Outras Queixas Comuns

dor de cabeça e outras queixas comunsA dor de cabeça ou cefaléia e uma queixa comum na infância, em todas as idades, e pode ter várias causas. Dependendo das características da dor, sintomas associados, horário de aparecimento e freqüência, o quadro pode sugerir sua origem e gravidade. Algumas crianças sentem dor de cabeça por esforço visual excessivo durante certas atividades, apesar de enxergarem muito bem. Outras se esforçam para focar melhor uma imagem que não esta nítida e fazem caretas e adquirem posições que também podem causar sintomas dolorosos. O estrabismo leve também pode ser causa de cefaléia. O exame ocular bem realizado normalmente consegue ajudar a esclarecer se a dor de cabeça tem causa ocular. Exames auxiliares podem ser necessários.

As causas não visuais de cefaléia em crianças incluem: sinusites, enxaquecas, cefaléias de origem tensional e quadros neurológicos, entre outras.

Sintomas como cansaço ou peso nos olhos, coceira, vermelhidão, lacrimejamento, etc… ao realizar atividades próximas (ou que exigem atenção) também costumam sinalizar que algo está errado com a visão da criança. Falta de interesse em leituras ou afazeres escolares e dificuldade de concentração são outras características que podem ser explicadas por alterações visuais, e muitas vezes tem fácil solução.