Estrabismo e “Olho Preguiçoso”

infantil-estrabismoQuando os olhos de uma pessoa não são alinhados ou não se movimentam juntos de forma normal, existe o que chamamos Estrabismo. Uma das razões mais importantes pela qual a criança pequena deve ser examinada por um oftalmologista é a presença desta condição. Algumas vezes é difícil perceber se o alinhamento e a movimentação combinada dos olhos de uma criança são normais. O quadro pode ser sutil e passar despercebido ou, ao contrário, algumas crianças que aparentam ter estrabismo na verdade são normais. Daí a importância do exame ocular realizado pelo médico.

O estrabismo pode ser a causa de problemas visuais ou também pode, às vezes, indicar a existência de outras doenças (oculares ou sistêmicas) ou síndromes, que precisam ser tratadas até prioritariamente.

O tratamento do estrabismo é bastante variável, dependendo de cada caso. Ele visa à normalização da visão e da binocularidade, tanto quanto possível , além da melhora do aspecto estético . Em alguns casos uma ou mais cirurgias podem ser necessárias. Quanto mais cedo o estrabismo for tratado, maiores as chances de sucesso. Estrabismos diagnosticados tardiamente podem ter alterações visuais irreversíveis.